quinta-feira, 3 de julho de 2014

APRENDIZAGEM CONTINUADA AO LONGO DA VIDA

APRENDIZAGEM CONTINUADA AO LONGO DA VIDA

José Armando Valente


Nos tempos atuais a formação continuada em todas as áreas de trabalho é uma premissa indispensável. Mas além disso o que se percebe é o crescente interesse da terceira idade em continuar a aprender pois para eles é uma maneira de se divertir e ocupar a mente.
O que se entende, nesse sentido, é que a aprendizagem deve se tornar uma atividade contínua em toda a vida, desde a infância até a terceira idade.
O QUE SIGNIFICA ENSINAR E APRENDER
Abordagem tradicional: aula expositiva - transmissão de informação - aprender é memorizar – aprendizagem é reproduzir as informações – menos interferência da capacidade mental.
Nova proposta: aprendizagem como produto de processo de construção de conhecimento através de interação com o mundo. O conhecimento como produto do processamento e compreensão da informação baseado em nossas impressões da realidade.
APRENDIZAGEM DURANTE A INFÂNCIA
As crianças aprendem porque são imersas em ambientes onde encontram ou estabelecem problemas e projetos que devem ser resolvidos.
Seres humanos acumulam cultura e valores e esforça-se para passar para os outros elementos da comunidade; entendem níveis de conhecimento; graus de dificuldades dos demais e são capazes de se adequar a esses níveis.
Aprendemos e ensinamos porque temos que resolver problemas reais e interagir com pessoas e objetos do dia a dia.
Experiência de ensinar e aprender é prazerosa e não nos damos conta dela (aprender e falar e andar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário